A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Voluntários recebem capacitação

O Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos humanos (SEDSDH), estará promovendo hoje, às 15h30, a primeira capacitação de voluntários para trabalhar no apoio às vítimas das enchentes. Esta é a primeira mobilização preparatória com o intuito de instruir pessoas para passar um dia nos municípios afetados pelas chuvas. Nesta oportunidade, 150 pessoas serão habilitadas. A capacitação ocorrerá pela primeira vez no Palácio do Campo das Princesas.

O evento vai ser dividido em cinco etapas. No primeiro momento, será feita uma contextualização da real situação em que se encontram as cidades. Posteriormente, os instrutores apresentarão a proposta de atuação que deverá ser seguida pelos voluntários durante o período em que estiverem nos municípios e esclarecerão as dúvidas que surgirem. Também será realizada a assinatura do termo de adesão ao trabalho voluntário (conforme a Lei nª 9608).Na ocasião os voluntários receberão duas vacinas: anti-tetânica e contra hepatite. O grupo partirá amanhã (07/07) da sede da SEDSDH para o município de Barreiros, a 91 km de Recife, às 7h. A volta está prevista para as 16h.

No último dia 30, 20 voluntários foram habilitados na própria sede da SEDSDH. O grupo esteve presente no município de Palmares, a 128 Km de Recife. Os interessados em fazer parte da ação Operação Reconstrução podem se inscrever no site www.sigas.pe.gov.br. As pessoas que se cadastrarem poderão prestar trabalho voluntário como: auxiliar administrativo, digitador, merendeiros, cuidador de idosos e crianças, recreadores, auxiliares de cozinha e serviços gerais, nos abrigos dos municípios atingidos. No final deste trabalho, os voluntários irão receber um certificado de participação.


SERVIÇO:
Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Av. Cruz Cabugá, nª 665, Santo Amaro
Fone: (81) 31833015

0 comentários:

Postar um comentário