A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Secretaria de Saúde monta estruturas laboratoriais

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), está montando pontos alternativos para a realização de exames laboratoriais nas cidades da Mata Sul atingidas pelas enchentes de junho. Em Água Preta, a estrutura já está funcionando na Secretaria de Saúde do município, com a realização de exames de baixa complexidade, como hematologia e bioquímica (glicose e urina). Até o dia 15 de julho, os equipamentos e insumos estarão em uso na secretaria de Saúde de Cortês e no Hospital Menino Jesus, em Palmares.

Segundo Terezinha Tabosa, diretora do Lacen, os serviços de atenção básica também estarão disponíveis em Cortês, enquanto que Palmares contará ainda com análises de média complexidade (sorologia básica, método Elisa para HIV e hepatite). “Os municípios de Cortês e Água Preta cederam os recursos humanos e o Lacen está promovendo a capacitação. Em Palmares, a equipe da III Geres, onde funcionavam os serviços, estará à frente da coordenação”, afirma Terezinha. A diretora ainda lembra que a SES está apoiando o hospital de campanha da Aeronáutica, em Barreiros, fornecendo equipamentos e insumos. Os exames de alta complexidade, como de leptospirose, dengue e HIV, estão sendo encaminhados ao Lacen do Estado, em Recife.

0 comentários:

Postar um comentário