A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

IITB instala posto em Palmares

Em seu primeiro dia de funcionamento, o posto do Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, em Palmares, atendeu cerca de 30 pessoas. O posto esteve instalado provisoriamente na Escola Municipal Assis Ribeiro, mas na próxima segunda-feira(05.07), a partir das 8h, o atendimento será na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar.

Aqueles que não tinham nenhum documento que comprovasse sua identificação foram fotografados, tiveram as impressões digitais colhidas e forneceram dados pessoais como nome de pai, mãe e endereço. Durante a primeira etapa da Ação Integrada de Cidadania, a Secretaria de Defesa Social, através da Gerência de Prevenção a Articulação Comunitária – GPAC entregou 126 carteiras. Não existe estimativa de quantas pessoas serão atendidas diariamente nem do período em que os servidores do IITB permanecerão na cidade. “Ficarão no local enquanto houver cidadãos sem documentos de identidade”, garantiu o secretário de Defesa Social Wilson Damázio. O IITB instalará na próxima semana mais um posto avançado, que contará com dez funcionários, desta vez na cidade de Barreiros.

Procura – Em meio à grande quantidade de entulhos (pedaços de paredes de residências que não suportaram a força das águas, móveis, etc.) e muita lama, vários moradores procuravam por pertences perdidos. A dona de casa Eufrásia Maria da Conceição de Abreu, 57 anos, não teve sua casa atingida pela enchente, mas perdeu a bolsa com todos os documentos enquanto tentava ajudar outras pessoas. “Agradeço a cada pessoa que está aqui nos ajudando a recomeçar”, falou, emocionada.

Segundo o gerente de prevenção e articulação comunitária da SDS, João Evangelista, no município de Quipapá foram emitidas 187 carteiras de identidade, 68 carteiras de trabalho, 164 certidões de nascimento e tiradas 720 fotografias. A ação integrada também beneficiou o município de Cortês. As atividades foram realizadas na quadra esportiva Érica Sampaio, no centro da cidade. Foram emitidas 120 carteiras de identidade, 95 de trabalho, 113 certidões de nascimento e tiradas 540 fotografias.

As próximas cidades a serem atendidas são:

03.07 - Jaboatão dos Guararapes
05.07 e 06.07 - Água Preta
07.07 - Maraial
13.07 - Correntes e Vitória de Santo Antão
14.07 - Vitória de Santo Antão e Bom Conselho
15.07 - Palmeirina
16.07 - São Bento do Sul

0 comentários:

Postar um comentário