A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Abastecimento de água é normalizado em Altinho

O abastecimento de água no município de Altinho, agreste do Estado, 168 quilômetros distante do Recife, foi normalizado nesta sexta-feira (02.07) pela Compesa a partir da reposição da tubulação da adutora do rio Taquara, danificada por duas vezes seguidas pela enxurrada das últimas semanas. Interligada à barragem do Monde, a adutora leva água para os 22 mil moradores de Altinho, uma das 67 cidades pernambucanas afetadas pelas fortes chuvas.

A Secretaria Especial de Articulação Social (SEAS-PE) é a responsável pela coordenação do escritório local da Operação Reconstrução, lançada pelo Governo do Estado inicialmente nos municípios mais castigados. Uma equipe formada por cinco técnicos da Secretaria e dois bombeiros militares está na cidade desde o último dia 19, dando suporte ao atendimento emergencial à população e ao trabalho de recuperação da infraestrutura local. O escritório foi montado na Prefeitura – local onde também foi centralizado o cadastramento de famílias.

As áreas mais afetadas em Altinho foram os bairros ribeirinhos de Olaria e Vila Nova, onde cerca de 60 casas foram destruídas, de acordo com a Prefeitura. Seis prédios públicos foram preparados para acolher desabrigados e desalojados. De acordo com o último boletim divulgado pelos técnicos da SEAS, 34 famílias (175 pessoas) ainda permanecem nesses locais. Nenhum prédio público foi danificado e toda a administração municipal vem operando em tempo integral. Até o momento, mais de 1.200 cestas básicas foram distribuídas.

O município de Altinho teve também sua infraestrutura viária comprometida pelas fortes chuvas. Os dois principais acessos (ponte da rodovia PE-149 e a que fica sobre o Rio Taquara) foram danificados. O acesso à cidade vem sendo feito pela BR-423, mas desde o começo da semana, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) trabalham na construção de uma passagem molhada sobre o Rio Taquara, que restabelecerá a ligação com Caruaru. A obra deverá estar concluída até a próxima segunda-feira (5).

Para o secretário de Articulação Social, Marcelo Canuto, apesar dos estragos registrados, a situação está sob controle em Altinho. “O fornecimento de energia e o serviço de telefonia estão funcionando de forma adequada; as equipes de saúde estão nas ruas prestando toda assistência necessária e o fornecimento de água, alimentos e demais produtos para a população ocorre sem problemas. Há um grande esforço das equipes do Governo e da Prefeitura para restabelecermos a normalidade em Altinho”, assegurou.

Técnicos da Secretaria das Cidades vistoriaram esta semana e aprovaram o terreno colocado à disposição pela Prefeitura para a construção de novas moradias. Com 69 hectares, ele está localizado em área alta da cidade e conta com energia elétrica.


SERVIÇO:
Escritório de Altinho da Operação Reconstrução
Endereço: Rua Doutor Nestor Varejão, 51, Centro, Altinho
Telefones: (81) 3739-1118 e 3739-1544

0 comentários:

Postar um comentário