A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Inscrições de voluntários continuam

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos iniciou, desde o dia 28 de junho, o processo de cadastramento das pessoas dispostas a ajudar a população afetada pelas fortes chuvas ocorridas em alguns municípios pernambucano, na qualidade de voluntários. Este processo surpreendeu a todos, pois em menos de uma semana já havia mais de 2.000 pessoas inscritas. Por conta do grande número de inscrições, foi necessário redimensionar a organização interna desta ação.

AS ETAPAS
A equipe da ação PERNAMBUCO VOLUNTÁRIO entrará em contato com as pessoas que se cadastraram por meio de e-mail ou por telefone, agendando dia e hora da reunião preparatória. Neste encontro irá ocorrer:
1. Contextualização da situação dos municípios afetados;
2. Apresentação da proposta de atuação;
3. Assinatura de termo de adesão ao trabalho voluntário (Conforme Lei nº 9.608 de 18 de fevereiro de1998 – Lei do Serviço Voluntário);
4. Vacinação prévia aos que se deslocarão aos municípios;
5. Agendamento do dia de partida;
6. Esclarecimentos de dúvidas sobre esta ação.

Os voluntários que irão participar desta ação, inicialmente atuarão no apoio nos abrigos, onde trabalharão na limpeza e organização dos espaços, na organização e preparação dos alimentos coletivos, no cuidado com idosos e crianças, além de prestarem informações gerais sobre como prevenir doenças e cuidar da saúde, através de cartilhas do Ministério da Saúde.

Outros participantes também poderão trabalhar nos escritórios de gestão da crise nos municípios. Lá eles irão separar alimentos para serem montadas as cestas básicas. As inscrições, para a AÇÃO PERNAMBUCO VOLUNTÁRIO, podem ser realizadas pelo site www.sigas.pe.gov.br. Maiores informações pelos telefones (81) 3183.3047/3046.

0 comentários:

Postar um comentário