A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Governo discute alternativa para agricultores que perderam safra com as enchentes

A implementação de políticas emergenciais específicas para os agricultores dos municípios atingidos pelas enchentes foi um dos assuntos discutidos pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e pelo secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniran Sanches. Eles se reuniram hoje (08.07) no Gabinete de Gestão de Crise, no Palácio do Campo das Princesas, para tratar de alternativas para os produtores rurais que perderam suas safras.

Inicialmente, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ficará responsável para levantar o número de agricultores familiares que tiraram financiamento do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), e os que não fazem parte do Programa, além da emissão de laudos de perdas. A partir dessas informações, os agricultores serão atendidos de acordo com a linha de financiamento em que se enquadram. Uma nova linha de crédito específica para os municípios atingidos pelas enchentes usará a plataforma do Programa Mais Alimento.

Para quem tirou o Pronaf Custeio foi discutida a anistia da dívida e a liberação de ajuda de R$ 3,5 mil por agricultor. No caso dos financiamentos obtidos por meio do Pronaf Investimento, a dívida será postergada até a publicação de medida provisória que criará Fundo Catástrofe, resultando na liberação da carteira de crédito do agricultor. O secretário Ranilson Ramos colocou para o secretário do MDA que tem pressa na aplicação dessas medidas, para evitar que os agricultores que perderam emprego e renda se dirijam para os centros urbanos e periferias das cidades. “Vamos fazer mutirão, se necessário, para agilizar os cadastros dos agricultores afetados”, salientou Ramos.

Já o secretário Adorinam Sanches afirmou que o Governo Federal está à disposição do Governo de Pernambuco para ajudar a enfrentar a catástrofe. Do encontro, no Gabinete de Gestão de Crise, no Palácio, participaram das discussões o presidente do IPA, Júlio Zoe, o diretor de Extensão Rural do IPA, Ruy Carlos, o presidente do Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe), José Estevo Barbosa, o gerente geral da Secretaria de Agricultura, Gutemberg Granjeiro, além de técnicos dos órgãos vinculados.

0 comentários:

Postar um comentário