A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Governo antecipa pagamento do benefício do Chapéu de Palha

Em razão da enxurrada que aconteceu no último mês de junho, atingindo 67 municípios pernambucanos, o Governo do Estado tomou a decisão de antecipar o pagamento do benefício do Chapéu de Palha da zona canavieira. Muito embora os municípios mais castigados pelas chuvas estejam localizados na Mata Sul, 12 deles em estado de calamidade pública, a iniciativa é válida para os 52 inseridos no programa, que entra na sua quarta edição. O pagamento começa a ser liberado aos beneficiários a partir do dia 13 de julho (seguindo, sempre, o calendário do Bolsa Família) e é referente ao meses de junho e julho.

A situação climática atípica também atingiu algumas agências da Caixa Econômica localizadas na Mata Sul. Por isso, para a realização da entrega do Cartão do Cidadão, para aqueles que ainda não o possuem, a Caixa montou cinco pólos: Barreiros, Escada, Joaquim Nabuco, Água Preta e Catende. Cada uma dessas cidades atenderá um grupo de municípios em dias específicos a partir desta quinta-feira, dia 08/07 (ver quadro abaixo), com horário de atendimento que vai das 8h às 17h. O saque do benefício, que pode chegar até o valor de R$ 232,50 (complementar ao Bolsa Família), pode ser feito em qualquer agência bancária da Caixa ou nas casa lotéricas com a marca Caixa Aqui.

Atividades suspensas - Outra decisão tomada foi a suspensão das atividades do programa nos municípios da Zona da Mata Sul. A razão se dá em virtude dos acessos e locais terem sido danificados pelas chuvas. As únicas ações que acontecerão são algumas executadas pela Secretaria Especial da Mulher e o mutirão formado por beneficiários que já estão trabalhando na limpeza das cidades atingidas e na organização dos donativos que chegam aos 22 Escritórios Regionais. Para o grupo que ajuda na limpeza foram comprados: 10.500 botas, 1.750 carros de mão, 1.750 pás, 1.750 enxadas, 10.500 luvas e 10.500 máscaras de proteção. Na Mata Norte as atividades foram iniciadas normalmente no dia 28 de junho conforme estabelecido no cronograma de ação do programa. Mais informações: 0800.282.5158.

Pólos de entrega do Cartão do Cidadão - Mata Sul:

Pólo 1 - Barreiros
Dia da entrega: 08/07
Municípios que serão atendidos: São José da Coroa Grande e Sirinhaém
Endereço: Escola Agrotécnica Federal de Barreiros - Sítio Sapé, s/n

Pólo 2 - Escada
Dias da entrega: 08 e 09/07
Municípios que serão atendidos: Ribeirão, Amaraji, Cortês, Gameleira e Primavera
Endereço: Escola Técnica Agrícola, BR – 101 Sul

Pólo 3 - Joaquim Nabuco
Dia da entrega: 08/07
Municípios que serão atendidos: Palmares e Joaquim Nabuco
Endereço: Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Rua da Saudade, 12 – Centro

Pólo 4 - Água Preta
Dia da entrega: 09/07
Município: Água Preta
Endereço: Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Serviços Públicos - Rua Praça dos Três Poderes s/n – Centro

Pólo 5 - Catende
Dia da entrega: 08/07
Municípios que serão atendidos: Belém de Maria, Catende, Jaqueira, Maraial, Quipapá, São Benedito do Sul e Xexéu
Endereço: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catende - Rua Senador Salgado Filho, 29 – Centro

0 comentários:

Postar um comentário