A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Profissionais de saúde chegam para reforçar atendimento na Mata Sul

Os 30 voluntários da Rede Hospitalar Federal do Rio de Janeiro partem, às 8h30 desta quarta-feira (28/07), do Recife (saída do hotel Canariu´s, em Boa Viagem) para a Mata Sul, com o objetivo de ajudar na assistência médica às vítimas das enchentes. A equipe, composta por sete médicos, oito enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e onze auxiliares de enfermagem, veio a Pernambuco por solicitação do secretário estadual de Saúde, Frederico Amancio, ao ministro José Gomes Temporão. “Essas equipes auxiliarão as secretarias municipais de saúde, que tiveram a rede de PSFs bastante atingida. Eles farão a assistências nos hospitais e também nos abrigos e albergues”, explica Ana Lúcia Ávila, diretora-geral de Desenvolvimento Regional da SES. O grupo chegou ao Recife na tarde de ontem e, à noite, reuniu-se com técnicos da Secretaria de Saúde, no hotel Canariu´s, onde todos estão hospedados, para traçar uma estratégia de trabalho.

Os profissionais pertencem aos seis hospitais da Rede Federal no Rio de Janeiro: Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa, Ipanema e Servidores. Além deles, farão parte da ação o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Oscar Berro, e o diretor-adjunto Renato Gonçalves. De acordo com Oscar Berro, a princípio, a equipe ficará no Estado por 15 dias, podendo prolongar a estada por mais 15 dias, caso seja necessário.

Os voluntários serão divididos em equipes e lotados, inicialmente, nos municípios de Palmares, Água Preta, Barreiros e Cortês. Essa distribuição vai sendo alterada conforme a necessidade da população.

0 comentários:

Postar um comentário