A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Palmares e Barreiros terão bases permanentes do Samu a partir da próxima semana

A região da Mata Sul terá, na próxima semana, duas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cada uma com duas ambulâncias. O programa, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, será instalado permanentemente na região, independente da reconstrução da rede de saúde atingida pelas chuvas. As bases estão sendo montadas em Barreiros e Palmares e atuarão num raio de abrangência de 22 municípios pertencentes à III Gerência Regional de Saúde.

Das ambulâncias, uma é de suporte avançado, ou seja, uma UTI móvel, e três são de suporte básico. A de suporte avançado ficará em Palmares, onde são atendidos os pacientes mais graves da região. Ao todo, 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, atuarão nas duas bases. Parte deles já está em Pernambuco. “A implantação do Samu na Mata Sul é um grande avanço na melhoria do atendimento de urgência para a população, possibilitando remoções e transferências de pacientes graves com a devida assistência médica”, explica o secretário estadual de saúde, Frederico Amâncio. A regulação das ambulâncias, com chegada a Pernambuco prevista para a próxima terça-feira, será feita Pela Secretaria Estadual de Saúde.

Municípios da III Geres: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares (sede), Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

0 comentários:

Postar um comentário