A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Parceria restaura documentos de vítimas das chuvas

Oferecer a 2° via do registro de nascimento ou de casamento destruído pelas enchentes, eliminando a burocracia do processo: este é o objetivo da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e a Secretaria de Defesa Social (SDS). A ação integra as atividades desenvolvidas pela Operação Reconstrução. Através do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco, municípios atingidos receberam prontuários para iniciar a restauração dos documentos de seus moradores. São eles Barreiros, Belém de Maria, Cortês e Palmares, sendo que estes dois últimos tiveram seus livros completamente destruídos.

Graças ao banco de dados do IITB, foi possível reaver todo o acervo, tornando possível a emissão de novas vias de certidão de nascimento e casamento. O primeiro município contemplado com a ação foi Barreiros. A iniciativa já colocou à disposição 28 mil prontuários para iniciar a restauração dos registros dos cidadãos. Um contêiner foi instalado em frente à Igreja Matriz da cidade para prestar serviços do Cartório de Registro Civil da cidade. A estimativa é que cerca de 100 pessoas sejam atendidas diariamente.

A ação continuará acontecendo até que toda a população seja atendida e os cartórios dos municípios sejam reconstruídos. Até agora, somente nas cidades de Cortês e Palmares, áreas com os acervos mais atingidos, 385 pedidos de emissão de novos registros foram encaminhados.

0 comentários:

Postar um comentário