A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Secretarias estruturam planos de ação

Em reunião realizada com todos os secretários estaduais no dia 06.07, o Governo de Pernambuco definiu uma estratégia de ação para as próximas etapas de enfrentamento das conseqüências das chuvas que atingiram Pernambuco. A partir de agora, cada secretaria deverá estruturar seu próprio planejamento, detalhando as ações propostas, nomeando um responsável para cada uma delas e atualizando seu status diariamente, a exemplo do que já é feito no monitoramento das políticas públicas estaduais.

Algumas das ações propostas estão em curso, sendo que 14% das que são de responsabilidade estadual já foram concluídas. O Governo de Pernambuco prevê que o plano, após a pactuação com as secretarias, terá cerca de 520 ações, distribuídas em 11 eixos de atuação, para um horizonte de 180 dias de trabalho.

Os eixos são os seguintes: monitoramento climático; estruturação de gabinete de crise; ações de salvamento e resgate; implantação da Operação Assistência; estruturação do apoio da sociedade civil; implantação da Operação Limpeza; estruturação da assistência social; implantação da Operação Reconstrução; estruturação das ações legais; implantação da Operação Saúde; transparência e divulgação de informações.

0 comentários:

Postar um comentário