A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Levantamento aponta número de casas destruídas em Altinho

A inundação provocada pelos rios Una e Taquara no mês de junho foi responsável pelo comprometimento de 113 unidades habitacionais nas zonas urbana e rural do município de Altinho, agreste do Estado, 168 quilômetros distante do Recife. O número foi divulgado pelo Escritório Local da Operação Reconstrução, que tem coordenação da Secretaria Especial de Articulação Social. O número de imóveis avariados deverá aumentar, uma vez que a Prefeitura ainda está concluindo o levantamento de danos parciais. Pelo menos 179 pessoas ainda permanecem nos abrigos que foram montados emergencialmente naquele município.

Técnicos da Secretaria das Cidades já estiveram em Altinho avaliando terrenos que poderão receber novas moradias. Elas deverão ser construídas com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura colocou à disposição um terreno com cerca de 60 hectares, 12 metros acima do nível do Rio Una, dotado de infraestrutura básica (água e luz). O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), também vem trabalhando na recuperação viária destruída pelas chuvas. Já está em andamento a reconstrução de três passagens molhadas que interligam Altinho a Cachoeirinha, Tapiari e Guaraciaba, assim como a ponte sobre o Rio Taquara.

O atendimento emergencial aos desabrigados e desalojados também acontece com agilidade. Mil e seiscentas cestas básicas já foram distribuídas, assim como kits de limpeza, colchões e leite. O fornecimento dos produtos acontece nos cinco abrigos montados prédios públicos, como nas áreas mais atingidas pelas enchentes, como os bairros os bairros ribeirinhos de Olaria e Vila Nova. O monitoramento do nível do Rio Una também vem sendo acompanhado sistematicamente pela equipe da Secretaria de Articulação Social. A checagem é feita três vezes ao dia, com leituras às 7h, 12h e 17h. Os dados são automaticamente repassados para a Central de Monitoramento de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco. A redução total da lâmina d’água até agora registrada é de 30 centímetros.

O secretário de Articulação Social do Estado, Marcelo Canuto, esteve mais uma vez no município de Altinho, ontem (05.07) visitando as áreas atingidas, abrigos e acompanhando os trabalhos de atendimento emergencial à população. O secretário se reuniu também com o prefeito Sávio Omena e equipe do Escritório da Operação Reconstrução.



SERVIÇO:
Escritório de Altinho da Operação Reconstrução
Endereço: Rua Doutor. Nestor Varejão, 51, Centro, Altinho.
Telefones: (81) 3739-1118 e 3739-1544.

0 comentários:

Postar um comentário