Dentre as várias ações já em curso na Operação Reconstrução, está o projeto de construção de um conjunto habitacional e um parque ecológico no município de Gameleira, um dos que estão em estado de emergência em Pernambuco. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), que coordena o Escritório Regional naquela cidade. O plano arquitetônico, entregue ao governador Eduardo Campos essa semana, visa “redesenhar” o novo espaço urbano na cidade, evitando o retorno da população ribeirinha aos locais de risco e melhorando sua qualidade de vida.
As duas ações do projeto, denominado Urbanismo de Emergência, começarão a ser executadas ainda neste mês de julho. A primeira, de curto prazo, é a construção de um complexo habitacional para as 521 famílias que tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas. Cada moradia terá 60,9 m² e será erguida num espaço de nove hectares, localizado na Rodovia PE 63, a três quilômetros do centro da cidade. A área foi cedida pela Usina Estreliana ao Governo do Estado. A previsão é que as casas sejam concluídas em outubro, beneficiando cerca de três mil pessoas do local. A idéia é usar a mão de obra dos desabrigados na edificação das novas moradias, elevando sua auto-estima e contribuindo para a geração de emprego e renda no município.
Já a construção do parque ecológico tem o objetivo de ocupar, de forma sustentável e ecologicamente correta, o perímetro da margem do rio atingido pelas enchentes, que compreende parte dos quatro maiores bairros do município (Santa Maria, Nova Gameleira, Matadouro e Centro). O espaço público, que deverá ser construído num período de seis meses, terá quadra poliesportiva, praça com playground, pista de cooper, pista de bicicross, academia das cidades, mirante, além da implantação de mata ciliar nos dois lados ao longo do rio (15 m). A mesma ação deve ser replicada em outros municípios.
Fotos: Evane Manço
0 comentários:
Postar um comentário