A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Mais duas equipes de voluntários seguiram hoje para Correntes e Côrtes

Na manhã de hoje (15), cerca de 60 voluntários habilitados por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) viajaram para dar continuidade ao trabalho de apoio às vítimas das enchentes. Todos os dias, dois ônibus saem do Palácio do Campo das Princesas. Hoje, os voluntários seguiram em direção aos municípios de Correntes e Côrtes.

A capacitação dos voluntários acontece desde o início do mês julho e faz parte da Operação Reconstrução. O Pernambuco Voluntário, como é chamada essa ação, é dividido em cinco etapas. No primeiro momento, é feita uma contextualização da real situação em que se encontram as cidades. Posteriormente, os instrutores apresentam a proposta de atuação que deverá ser seguida pelos voluntários durante o período em que estiverem nos municípios e esclarecem as dúvidas que surgirem. Também será realizada a assinatura do termo de adesão ao trabalho voluntário (conforme a Lei nº 9608). Na ocasião os voluntários também recebem vacinas anti-tetânica e contra a hepatite.

Até hoje, 2.907 pessoas já se cadastraram para trabalhar como voluntários da Operação Reconstrução. Ao todo, 18 viagens já foram feitas para os municípios atingidos pelas chuvas, levando cerca de 479 pessoas. Cada voluntario pode trabalhar de um a dois dias por semana nas cidades afetadas

Veja abaixo os próximos municípios que receberão ajuda dos voluntários:

Sexta-feira, 16/07: Palmares e Jaqueira
Sábado, 17/07: Palmares e Primavera
Domingo, 18/07: Água Preta e Barreiros

1 comentários:

Amanda Marcelino disse...

Parabéns pessoal pelo bom trabalho realizado, é sendo agente de restauração na vida das pessoas, que podemos construir um futuro melhor.
Amanda,Paulista!

Postar um comentário