A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Operação Reconstrução restaura documentos em Barreiros

Com o objetivo de devolver às vítimas das chuvas o direito à cidadania, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), através do Balcão de Direitos, juntamente com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais/PE (ARPEN), a Corregedoria Extrajudicial – TJPE, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), a Secretaria de Defesa Social (SDS), corregedores, juízes e registradores, esteve em Barreiros ontem (02.08), dando continuidade ao processo de restauração documentos e emissão de 2ª vias de registros de casamento e nascimento. A ação se repetirá durante o dia de hoje (03.08).

A iniciativa já colocou à disposição 28 mil prontuários e vem sendo desenvolvida nos municípios de Belém de Maria, Cortês e Palmares. Nas duas últimas cidades, onde os Cartórios de Registros Civis foram fortemente atingidos pelas enchentes e os acervos encontram-se totalmente danificados, o trabalho de restauração é intenso. Até agora, 385 pedidos para a emissão de novos registros já foram realizados, sendo 206 em Palmares e 179 em Cortês. Os pedidos foram entregues aos Juízes e registradores dos municípios no dia 28 de julho. O atendimento ao município de Palmares ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de junho e 2 de agosto. Em Cortês, o atendimento aconteceu nos dias 1 e 2 de julho.

Serviço:
Palmares – Av. Gerson Batista, s/nº – Santa Luzia - Escola Municipal Assis Ribeiro
Barreiros – Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Centro

0 comentários:

Postar um comentário