A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Governo realiza segundo cadastramento das famílias atingidas pelas chuvas

A partir de hoje (25.08), o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), dará continuidade ao cadastramento das famílias atingidas pelas chuvas. A ação segue até o dia 28 de agosto e beneficiará as famílias que ficaram no serviço de ouvidoria, ou seja, aquelas que, durante o primeiro cadastramento, não conseguiram comprovar que moravam nas residências afetadas. Os postos de cadastramento dos municípios funcionarão das 8h às 17h.

Para a realização do cadastro, será necessário que um representante da família vá até um posto de atendimento da Operação Reconstrução portando os seguintes documentos: RG, NIS, CPF, PIS/PASEP ou Cartão Cidadão e comprovante de residência. Neste segundo momento, mais de 6.800 famílias que estão no serviço de ouvidoria serão cadastradas.

O primeiro levantamento, que gerou um cadastro inicial e beneficiou cerca de 5,3 mil famílias, foi realizado com dados da Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) e da Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Foram identificadas mais de 11 mil residências destruídas ou parcialmente destruídas, sem possibilidade de uso.

No dia 18.08, as primeiras famílias desabrigadas ou desalojadas que foram cadastradas passaram a receber o auxílio moradia, no valor de R$ 150 (cento e cinquenta reais), e o auxílio reconstrução, de R$ 360 (trezentos e sessenta reais), este último destinado àquelas que têm pelo menos um integrante trabalhando na Operação Reconstrução.

Confira os municípios que serão contemplados com a segunda etapa do cadastramento:


Agrestina, Água Preta, Altinho, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Bezerros, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Correntes, Cortês, Gameleira, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu.

0 comentários:

Postar um comentário