A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Governo do Estado e Associação Brasileira de Psiquiatria se unem para ajudar vítimas das chuvas

O Governo do Estado de Pernambuco, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) assinam nesta segunda-feira (23), às 15h, no Palácio do Campo das Princesas, protocolo de cooperação para a implantação do Programa de Prevenção de Transtornos Mentais após Catástrofes. O programa tem como objetivo treinar e capacitar as equipes que atuam diretamente com a população, como defesa civil, voluntários, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais, para auxílio às famílias desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas que atingiram o Estado de Pernambuco em junho deste ano.

O programa de intervenção em catástrofes é baseado no Protocolo de Atenção às Populações Atingidas por Desastres de Origens Naturais, da Associação Americana de Psiquiatria e Unesco. A iniciativa prevê a colaboração de voluntários e conta com 15 psiquiatras associados à ABP/SPP da região Nordeste. Eles se inscreveram para participar do programa e estão dispostos a treinar as equipes de atendimento.

0 comentários:

Postar um comentário