A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Ação promove controle de roedores no município de Cortês

No último sábado (31/07), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu uma ação de controle de roedores no município de Cortês, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes do mês de junho. A ação contou com a colaboração de cerca de 70 agentes da Vigilância Ambiental de Olinda, que deixaram o Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, às 7h, e seguiram para o município. Técnicos da I e III Gerências Regionais de Saúde (Geres), sediadas no Recife e em Palmares, respectivamente, acompanharam o grupo. Os agentes visitaram as residências ribeirinhas e demais casas atingidas pelas águas para aplicar raticida. Durante a ação, eles também i esclareceram a população sobre a importância de manter os abrigos limpos e não acumular lixo nas proximidades. Atualmente, cerca de 100 tendas, instaladas no Mercado Público de Cortês, servem de moradia para os desabrigados do município.

“Os roedores também fogem das águas e buscam proteção em locais secos. Como o mercado é espaço para comercialização de alimentos, é comum que atraia esses animais”, explica Nara Arruda, gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses da SES. Ela lembra, ainda, que a leptospirose é uma das principais doenças que acometem a população das áreas inundadas pelas chuvas. Desde o dia 13 de junho, o estado contabiliza 37 novos casos confirmados da doença. Além da leptospirose, problemas de pele e diarréia também podem estar relacionados aos roedores.

A ação de controle de roedores vem sendo executada pela SES nos municípios que se encontram em estado de calamidade pública. As cidades de Palmares, Barreiros e Maraial já foram beneficiadas.

0 comentários:

Postar um comentário