Centenas de vítimas da enchente que atingiu Palmares, entre outros municípios da Mata Sul, começaram a receber a segunda via dos documentos que foram levados pelas águas. A ação é uma iniciativa da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) e Instituto de Identificação Tavares Buril, que retornaram àquele município para fazer a entrega de 126 carteiras de identidade.
A entrega do documento é o início do resgate da cidadania da população castigada pelas águas. “Sem esse documento nos sentimos apenas anônimos, em busca do mínimo para nos sentirmos gente”, disse a diretora da Escola Municipal Assis Ribeiro, Evaneide Francisca da Silva. A equipe da SDS esteve na Creche Violeta Griz, no bairro de São Pedro, onde estão abrigadas cerca de 90 pessoas, para iniciar o trabalho de emissão dos documentos. O funcionário de um cartório eleitoral de Palmares, Josué Lira de Melo, 35 anos, pai de três filhos, que também morou no bairro São Sebastião, está tentando recomeçar. Abrigado na creche com esposa e filhos, falou da satisfação em ter de volta seu documento. “Agora, com a identidade, vou me sentir novamente um cidadão”, contou.
Cronograma - Gerente da GPAC, João Evangelista informou que toda população prejudicada com as enchentes no Estado terá garantida a emissão da carteira de identidade. “Estamos montando um cronograma, numa ação integrada de cidadania com diversas secretarias do governo, para atender a todas as cidades atingidas pelas águas”, garantiu.
A entrega do documento é o início do resgate da cidadania da população castigada pelas águas. “Sem esse documento nos sentimos apenas anônimos, em busca do mínimo para nos sentirmos gente”, disse a diretora da Escola Municipal Assis Ribeiro, Evaneide Francisca da Silva. A equipe da SDS esteve na Creche Violeta Griz, no bairro de São Pedro, onde estão abrigadas cerca de 90 pessoas, para iniciar o trabalho de emissão dos documentos. O funcionário de um cartório eleitoral de Palmares, Josué Lira de Melo, 35 anos, pai de três filhos, que também morou no bairro São Sebastião, está tentando recomeçar. Abrigado na creche com esposa e filhos, falou da satisfação em ter de volta seu documento. “Agora, com a identidade, vou me sentir novamente um cidadão”, contou.
Cronograma - Gerente da GPAC, João Evangelista informou que toda população prejudicada com as enchentes no Estado terá garantida a emissão da carteira de identidade. “Estamos montando um cronograma, numa ação integrada de cidadania com diversas secretarias do governo, para atender a todas as cidades atingidas pelas águas”, garantiu.
Confira a programação para os próximos dias:
Nesta quarta-feira (30.06), os moradores do município de Quipapá serão os próximos beneficiados. Nos dias 01 e 02 de julho será a vez de Cortês. No dia 03, de Jaboatão dos Guararapes, e nos dias 05 e 06, de Água Preta. No dia 07 de julho, a população de Maraial receberá a equipe da SDS. A cidade de Correntes será visitada pela Secretaria no próximo dia 13 – dessa vez para entregar as cédulas de identidade. Nos dias 13 e 14, a equipe segue para o município de Vitória de Santo Antão. Em 14 de julho será a vez de Bom Conselho e, no dia 15, de Palmeirina.
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