A recente concentração de fortes chuvas em Pernambuco provocou cheias e calamidade em diversos municípios. Veja aqui o histórico do fenômeno, o alerta que foi feito aos municípios na véspera das chuvas e as medidas que estão sendo tomadas para atender as populações atingidas, evitar novas catástrofes e reconstruir as cidades mais impactadas pelas enchentes. Veja também como você pode auxiliar, somando esforços às ações empreendidas pelo poder público e ao apoio conjunto da sociedade.

Unidades da PMPE no Sertão arrecadam donativos

Policiais militares do 23º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM), com sede na cidade de Afogados da Ingazeira, município do Sertão do Pajeú, arrecadaram 30 toneladas de donativos destinados aos desabrigados das enchentes que assolaram o estado na última semana.

A campanha, iniciada no dia 22 de junho, conseguiu mobilizar toda a população daquele município. O material foi transportado hoje (30) para o Quartel do Comando da PMPE, no Derby, um dos principais postos de arrecadação das doações no Grande Recife, tendo uma concentração de cerca de 300 voluntários atuando por dia no local.

Assim como o 23º BPM - que contou com o apoio da Igreja Católica; CDL; Guarda Municipal; Bombeiros civis; entre outras entidades -, a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) teve a mesma iniciativa e conseguiu arrecadar inúmeros donativos no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do são Francisco.

Doações - Até hoje, somente no Quartel da PMPE, foram recebidas mais de 800 toneladas de donativos, entre alimentos, água, remédios, roupas, materiais de limpeza e higiene. No local, diariamente são cadastrados voluntários para trabalhar na triagem dos materiais doados, facilitando, assim, o trabalho dos profissionais que estão nas cidades atingidas pelas enchentes realizando a entrega dos donativos aos desabrigados.

Quem quiser ser voluntário no Quartel da Polícia Militar basta se dirigir ao local para cadastrar-se. O quartel fica na Praça do Derby, s/nº, cujo posto de arrecadação está funcionando no horário das 07h às 19h, todos os dias.

Donativos arrecadados na CPRH seguem para as vítimas das chuvas

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) instituiu em sua sede, no bairro de Casa Forte, um posto de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Pernambuco. A decisão foi tomada pela direção da Agência após o Governo do Estado ter decretado situação de emergência em diversos municípios pernambucanos.

“Doe para diminuir a dor” é o tema da campanha da CPRH, convocando servidores e as comunidades de Casa Forte e Santana a fazerem doações de água mineral, roupas, lençóis, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal.
O primeiro lote de donativos entregues pelos recifenses à CPRH foi levado para o Quartel do Comando Geral, no Derby e disponibilizado para a coordenação da Codecipe.

A campanha continua com divulgação de faixas e cartazes na comunidade e banner eletrônico no portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br). Assim, a população que quiser ajudar pode fazer sua doação na sede da Agência, localizada na rua Santana, 367, Casa Forte, nas proximidades do Parque Santana.

CPRH realiza vistorias em áreas de Ribeirão


Técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciaram vistorias no município de Ribeirão, região da Mata Sul. As áreas vistoriadas foram indicadas pela Prefeitura local para a construção de novas moradias em substituição as que foram derrubadas ou danificadas pelas chuvas.

“O governo do Estado determinou que relatórios de vistorias sejam encaminhados, diariamente, ao Palácio do Campo das Princesas, com os resultados desses trabalhos. Não será admitida a construção em áreas às margens de rios, nem em locais acidentados. A equipe está analisando a qualidade do solo, como também se o local indicado é área de proteção ambiental”, declarou o diretor presidente da CPRH, Hélio Gurgel.

As vistorias, iniciadas no município de Ribeirão, onde foi montado, na última sexta-feira (25), um dos 22 Escritórios Regionais da Operação Reconstrução, serão realizadas em todos os municípios onde serão construídas as residências atingidas pelas cheias.

SDS monta posto do Instituto Tavares Buril em Palmares

O 10º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, localizado no município de Palmares, abre as portas para a instalação de um posto do Instituto de Identificação Tavares Buril. Vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS), o instituto trabalhará na emissão de carteiras de identidade e passa a funcionar a partir de amanhã (01/07).

Cinco profissionais trabalharão de segunda à sexta, no horário das 08h às 12h e das 13 às 17h. O objetivo é atender todas as pessoas que perderam seus documentos durante as enchentes, com previsão de entrega em 48 horas. Até ontem (29/06), o Instituto Tavares Buril entregou 126 carteiras de identidade aos moradores do município de Palmares. O 10º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco fica na Avenida José Américo de Miranda, s/n°, Centro.

Confira a programação de atendimento em outros nove municípios:

Quipapá – 30 de junho
Cortês – 01 e 02 e 03 julho
Jaboatão dos Guararapes (centro) – 03 de julho
Água Preta – 05 e 06 de julho
Maraial – 07 de julho
Correntes – 13 de julho (retorno)
Vitória de Santo Antão – 13 e 14 de julho
Bom Conselho – 14 de julho

Hospital de Barreiros já realizou dois mil atendimentos

No período de 23 a 29/06, o Hospital de Campanha da Aeronáutica, que se encontra montado no município de Barreiros, realizou um total de 1.988 atendimentos, sendo 577 de clínica médica, 360 de pediatria, 136 de odontologia, 124 de ortopedia, 158 procedimentos cirúrgicos e 137 atendimentos de emergência, entre outros.

Empresários matogrossenses doam 120t de feijão

O empresário Moacir Antonio Tomazetti, um dos maiores plantadores de feijão do Mato Grosso, viaja amanhã (01/07), a Palmares, para ver in loco os estragos provocados pelas chuvas na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Tomazetti, em conjunto com outros 15 empresários matogrossenses, está doando 120 toneladas de feijão para os desabrigados. Deste total, 40t foram doadas pelo próprio Moacir Tomazetti e já encontram-se a caminho do estado. O restante deverá chegar nos próximos dias. A distribuição ficará a cargo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).


Profissionais recebem a terceira capacitação

Nesta quarta-feira (30/06), às 15h, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) deslocou-se para o Palácio do Campo das Princesas para dar continuidade à capacitação dos profissionais que estarão trabalhando na Operação Reconstrução. Estiveram presentes pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, totalizando um número de 100 pessoas. A capacitação ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. O objetivo da ação foi treinar estas pessoas para que elas estejam aptas a realizar os cadastramentos das famílias desabrigadas e desalojadas, possibilitando, dessa forma, uma melhor gestão da situação dos municípios atingidos pelas chuvas.

Esta foi a terceira capacitação. Nas duas anteriores, foram treinados um total de 200 profissionais, que irão atuar nos municípios que se encontram em estado de calamidade pública e de emergência.

Pernambuco receberá doação do governo canadense

Durante visita ao Recife, o Embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt, anunciará doação do Fundo Canadá à Defesa Civil de Alagoas e à ONG Tribunal Solidário de Pernambuco, para a compra de artigos de primeira necessidade para as populações atingidas pelas enchentes nos dois estados. O embaixador estará na capital pernambucana hoje (30.06) e amanhã (01.07), para celebrar a Data Nacional do Canadá.

Governo recruta voluntários para a Operação Reconstrução


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), está disponibilizando no endereço eletrônico www.sigas.pe.gov.br o cadastro para as pessoas que estiverem interessadas em ajudar as vítimas das enchentes como voluntárias. Os voluntários trabalharão na Operação Reconstrução, que conta com a participação direta de 15 secretarias estaduais.

As pessoas cadastradas poderão exercer funções de apoio administrativo, digitador (a), merendeiro (a), cuidador (a) de idosos e crianças, recreador (a), auxiliar de cozinha e serviços gerais, entre outras, nos abrigos dos municípios atingidos. O expediente é de oito horas por dia, uma vez por semana, começando a partir de hoje (30.06), até a primeira quinzena de setembro, com deslocamento e alimentação disponibilizados pelo governo estadual. Quem se cadastrar deverá procurar a SDSDH para assinar um termo de adesão e receber um treinamento e uma cartilha. No final do trabalho, serão entregues certificados de participação.

Os voluntários seguirão para os abrigos montados em Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul, Vitória de Santo Antão, Primavera, Maraial e Catende, todos municípios que estão em situação de calamidade pública.

Secretaria Estadual de Saúde: reforço de vacinas e soros

Por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI/PE), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está disponibilizando uma série de vacinas para os municípios atingidos pelas chuvas. Pelo risco de acidentes com objetos pontiagudos, já foram enviadas mais de 80 mil doses de vacinas contra difteria e tétano (DT) para Palmares, Cortês, Escada, Água Preta, São José da Coroa Grande, Barreiros, Joaquim Nabuco, Maraial, Vitória de Santo Antão, Jaqueira, Primavera e Rio Formoso. Outras 20 mil doses de vacinas contra a hepatite B e rotavírus, além das antirrábicas, tetravalente e tríplice viral, também foram encaminhadas para a região.

A coordenação do PNI/PE também já solicitou ao Ministério da Saúde mais 100 mil doses de vacinas contra o tétano. Reforçando as ações de saúde nos municípios mais castigados pela enxurrada, cerca de três mil doses de soro para acidentes com animais peçonhentos (como aranhas e escorpiões), antirrábico e antitetânico estão seguindo para a Mata Sul. Doses de imunoglobulina antitetânica e antirrábica estão de prontidão para serem enviadas aos municípios.

SDS entrega carteiras de identidade


Centenas de vítimas da enchente que atingiu Palmares, entre outros municípios da Mata Sul, começaram a receber a segunda via dos documentos que foram levados pelas águas. A ação é uma iniciativa da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) e Instituto de Identificação Tavares Buril, que retornaram àquele município para fazer a entrega de 126 carteiras de identidade.

A entrega do documento é o início do resgate da cidadania da população castigada pelas águas. “Sem esse documento nos sentimos apenas anônimos, em busca do mínimo para nos sentirmos gente”, disse a diretora da Escola Municipal Assis Ribeiro, Evaneide Francisca da Silva. A equipe da SDS esteve na Creche Violeta Griz, no bairro de São Pedro, onde estão abrigadas cerca de 90 pessoas, para iniciar o trabalho de emissão dos documentos. O funcionário de um cartório eleitoral de Palmares, Josué Lira de Melo, 35 anos, pai de três filhos, que também morou no bairro São Sebastião, está tentando recomeçar. Abrigado na creche com esposa e filhos, falou da satisfação em ter de volta seu documento. “Agora, com a identidade, vou me sentir novamente um cidadão”, contou.

Cronograma - Gerente da GPAC, João Evangelista informou que toda população prejudicada com as enchentes no Estado terá garantida a emissão da carteira de identidade. “Estamos montando um cronograma, numa ação integrada de cidadania com diversas secretarias do governo, para atender a todas as cidades atingidas pelas águas”, garantiu.


Confira a programação para os próximos dias:
Nesta quarta-feira (30.06), os moradores do município de Quipapá serão os próximos beneficiados. Nos dias 01 e 02 de julho será a vez de Cortês. No dia 03, de Jaboatão dos Guararapes, e nos dias 05 e 06, de Água Preta. No dia 07 de julho, a população de Maraial receberá a equipe da SDS. A cidade de Correntes será visitada pela Secretaria no próximo dia 13 – dessa vez para entregar as cédulas de identidade. Nos dias 13 e 14, a equipe segue para o município de Vitória de Santo Antão. Em 14 de julho será a vez de Bom Conselho e, no dia 15, de Palmeirina.

Detentos fazem doação aos desabrigados da Mata Sul

Na tarde de ontem (29.06), chegou ao ponto de arrecadação do Quartel do Comando Geral - QCG, no Derby, mais de uma tonelada de donativos para serem entregues nos municípios da Mata Sul de Pernambuco atingidos pelas enchentes. A doação é fruto de um ato de solidariedade dos 1.874 presos da Penitenciária Agroindustrial São João (antiga PAI) e 3.640 do Presídio Aníbal Bruno que, sensibilizados com a situação de calamidade pública em que se encontra a população daquelas localidades, reuniram-se e arrecadaram os donativos.

Além dos produtos arrecadados entre os familiares, os detentos renunciaram a um dia de alimentação nas unidades prisionais em prol dos necessitados. Ao saber da notícia da atitude dos presos, a equipe de voluntários que trabalha em frente ao QCG ficou sensibilizada com a iniciativa.

Foto: Paullo Allmeida

Onze toneladas de medicamentos para os municípios

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuiu, na última sexta-feira, 25/06, 11 toneladas de medicamentos enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para ajudar os locais atingidos pelas chuvas da última semana em Pernambuco. O material foi distribuído para os 53 municípios em situação de calamidade pública no estado.

Cada município recebeu um kit com 48 itens compostos por medicação e insumos utilizados em unidades de atenção básica de saúde para primeiro atendimento. São antibióticos, antibacterianos, antitérmicos, anti-hipertensivos e analgésicos, além de seringas descartáveis, ataduras e esparadrapo impermeável, entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de material enviada a Pernambuco beneficiou uma população de 80 mil pessoas e atende às necessidades dos municípios pelos próximos 30 dias.

Desde o dia 18 de junho, a SES colocou em prática um mutirão das superintendências de Atenção Básica e de Assistência Farmacêutica para mapear as necessidades dos 49 municípios prejudicados com as enchentes da última semana. O objetivo é fazer um levantamento sobre os medicamentos da farmácia básica que foram perdidos com as chuvas, e providenciar o reenvio. A cesta de medicamentos prevê o reabastecimento de produtos para o tratamento de tuberculose, hanseníase, diabetes, cólera e glaucoma.

Hospital de Campanha é montado em Barreiros

A população da na Zona da Mata Sul está recebendo assistência médica no hospital de campanha da Aeronáutica, montado em Barreiros. A estrutura foi fixada atrás do ginásio esportivo da Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, na Fazenda Sape, S/N, Zona Rural do município. A unidade está aberta, diariamente, das 8h às 17h. Após esse horário, há apenas um plantonista no local.

Por dia, as instalações recebem uma média de 400 pacientes, para atendimento de baixa e média complexidade. Até o momento, as maiores ocorrências são para tratar de febres, diarreias e pequenos cortes, de acordo com o coronel Jorge Viana Aníbal, coordenador do hospital.

O espaço conta com laboratório, para exames como hemograma e glicemia, e máquina de raio-X. A equipe é formada por 17 médicos, uma enfermeira e 20 graduados técnicos, entre auxiliares de enfermagem, de hidráulica e elétrica. As secretarias de Saúde do Estado e do município apóiam a iniciativa e estão realizando a reposição dos medicamentos necessários para oferecer à população.

Relocação de médicos - Os 65 médicos lotados no Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, que ficou submerso durante a enchente, foram relocados para os hospitais particulares conveniados ao SUS Menino Jesus e Santa Rosa. Esses médicos, das especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e anestesiologia, reforçaram as escalas desses dois hospitais conveniados, que agora estão com um aumento na demanda. Em atividade, o Sílvio Magalhães atendia uma média de 400 pessoas por dia, realizando 90 partos. Além do Regional, a sede da III Gerência Regional de Saúde, no centro da cidade, também ficou submersa, comprometendo estrutura e equipamentos. Já o Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, em Barreiros, não sofreu maiores prejuízo com a subida das águas porque se localiza num terreno elevado. A colônia trata 108 pacientes psiquiátricos de longa permanência. A Engenharia da SES ainda está avaliando com maior precisão as estruturas das unidades atingidas.

Pacientes renais são transferidos para tratamento no Recife - Para atender os pacientes renais que estão sem poder realizar hemodiálise em seus municípios, a SES montou um esquema emergencial, utilizando como suporte a rede conveniada na Região Metropolitana. Um total de 102 pacientes de Palmares e região da Mata Sul estão hospedados pelo Estado em duas pousadas de Itamaracá. Um grupo de 38 pacientes, com 22 acompanhantes, está alojado na Pousada Refúgio do Norte, enquanto outros 64 pacientes, com 22 acompanhantes, estão na Pousada Vento Leste. O município de Palmares é responsável pelo maior numero de pacientes, 21 no total. Ônibus fretados trouxeram essas pessoas do Interior e também garantem o transporte para as clínicas, onde eles realizam o procedimento desde o dia 22 de junho. As clínicas conveniadas estão atuando em quatro turnos, um a mais que a escala tradicional, para atender essas pessoas vindas do Interior, no Nefro Centro e Multi Rim. Outros 13 pacientes estão sendo assistidos em Caruaru, cidade mais próxima de suas residências.

Governo de Pernambuco divulga novo boletim

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), informa que não há alterações nos números que constam no último boletim.
O número de cidades em estado de calamidade pública permanece 12 – dado que foi alterado com a inclusão das cidades de Primavera, Catende e Maraial, através de decreto publicado no Diário Oficial do último dia 27. Municípios em situação de emergência ainda são 27. A cidade de Olinda decretou situação de emergência, mas permanecerá na lista de afetados até que o documento seja homologado pelo Governo do Estado. No total, são 67 municípios afetados.

O número de desabrigados e desalojados permanece 26.966 e 55.643, respectivamente. Segundo a avaliação dos danos que as coordenadorias municipais conseguiram fazer até agora, o número de casas que foram danificadas/destruídas subiu de 11.748 para 14.136. Cerca de 4.478 quilômetros de estradas também ficaram comprometidos, assim como 142 pontes.

Em paralelo ao levantamento dos danos, o Governo do Estado, através da operação reconstrução, já enviou mais de 990 toneladas de donativos às vítimas das chuvas no Estado, dos quais mais da metade é fruto da solidariedade da população. No total, 538 toneladas de alimentos e outras 165,5 de água foram entregues nos municípios mais afetados. Entre eles estão Água Preta, Correntes, Jaqueira, Palmares, Barreiros, São Benedito do Sul, Vitória e Cortês.

Dos principais pontos de arrecadação, saíram 1.230 colchões, 244 toneladas de roupas, 893 cestas básicas, 253,9 toneladas de alimentos, 346 botijões de gás e mais 15 toneladas de material de limpeza.

MUNCÍPIOS EM ECP - Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão, Primavera, Catende, Maraial.

MUNCÍPIOS EM SE – Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu.

OUTROS MUNICÍPIOS AFETADOS - Abreu e Lima, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Brejão, Belo Jardim, Cachoeirinha, Canhotinho, Iati, Ibirajuba, Igarassu, Itamaracá, João Alfredo, Jurema, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Olinda, Passira, Paudalho, Paulista, Recife, Rio Formoso, Panelas, Salgadinho, São João, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer e Terezinha.

As defesas civis municipais e técnicos da Codecipe permanecem em campo auxiliando os agente no levantamento desses dados.
Lembramos que a Codecipe funciona em regime de plantão 24h e todos os nossos agentes estão mobilizados. Os telefones para contato são 3181.2490 ou 199.

Secretaria das Cidades monta postos de arrecadação

Com o objetivo de ajudar a população dos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Estado, a Secretaria das Cidades, em parceria com seus órgãos vinculados - o DETRAN-PE, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) e o Grande Recife Consórcio de Transporte, iníciou uma campanha de arrecadação de alimentos, água mineral, roupas e materiais de higiene e limpeza. Os itens serão enviados para Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE), que fará a distribuição aos municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade.

GRANDE RECIFE – O Consórcio de Transportes montou postos de arrecadação nos Terminais Integrados da Macaxeira, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, PE-15 e Pelópidas Silveira, este último no município de Paulista. Os usuários podem obter mais informações através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) pelo 0800.081.01.58.

CEHAB - A sede da Companhia de Habitação e Obras (CEHAB) também estará coletando donativos. As pessoas que desejarem efetuar doações podem se dirigir até o local das 8h às 17h.

DETRAN – O Departamento de Trânsito de Pernambuco disponibilizará sua sede, os postos avançados dos municípios e as Ciretrans especiais para receber doações. As lojas do DETRAN instaladas nos shoppings Tacaruna, Recife, Plaza, Guararapes e Recife também serão postos de arrecadação e receberão as doações durante o horário de funcionamento.

Confira os locais e para doações:

GRANDE RECIFE Terminais
• Terminal Integrado da Macaxeira
• Terminal Integrado de Camaragibe
• Terminal Integrado do Cabo de Santo Agostinho
• Terminal Integrado da PE-15
• Terminal Integrado Pelópidas Silveira (Paulista)

DETRAN Sede - Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE
Tele-atendimento: (81) 3453.1514 (7h30 às 17h30)

CEHAB Sede – Rua Odorico Mendes, 700 Campo Grande Recife - PE
Telefone: (81) 3182.7500

União repassará R$ 4,3 milhões para cidades castigadas pelas enchentes

Nesta terça-feira (29/06), o governador Eduardo Campos e o ministro em exercício de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes, anunciaram a liberação de R$ 4,3 milhões para ações de assistência social nos 39 municípios mais castigados pelas chuvas no Estado. A verba federal estará disponível até sexta-feira e já na segunda-feira (05/07) os municípios poderão realizar o saque.

O dinheiro será utilizado pelos municípios na contratação de pessoal, compra de equipamentos, mantimentos e outros itens. A divisão dos recursos para cada município favorecido levou em consideração o tamanho da população e a proporção de pessoas que ficaram desalojadas ou desabrigadas. Barreiros receberá a maior quantia: R$ 780 mil, seguida de Água Preta (R$ 480 mil) e Palmares (R$ 250 mil). Os recursos serão repassados diretamente do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) aos fundos de assistência social dos municípios.

Desde a última sexta-feira, o Governo do Estado vem capacitando técnicos da área social. Já são mais de 100 profissionais em campo para o cadastramento das famílias atingidas pela enchente. O objetivo é obter a realização do trabalho de forma coordenada e assim direcionar os recursos aos mais necessitados. “O Governo do Estado está de parabéns, não só pela montagem do seu Gabinete de Crise, mas, sobretudo, pela articulação com os municípios”, elogiou o ministro.

“Às vezes as pessoas juntam as doações em seu bairro, no prédio onde moram e vão direto aos municípios. Nem sempre essa é a melhor forma para se chegar a quem mais precisa”, alertou Eduardo, pedindo à população que ao fazer sua doação procurem os postos de coleta orientados pelo Governo do Estado, Defesa Civil ou das organizações sociais credenciadas. Outro R$ 1,5 milhão será cedido de imediato pela União para o pagamento dos programas Bolsa-família (já anunciado) e o Benefício de Prestação Continuada para idosos. O BPC assegura um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência.

À tarde, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Gal. Félix, reuniu-se com o governador para demonstrar solidariedade e colocar o GSI à disposição do Governo do Estado. Eduardo apresentou as ações do Governo na Operação Reconstrução e a importância de haver a coordenação entre as verbas dos Governos Federal, Estadual e municipais.

Shelterboxes chegam no próximo domingo

Chega a Pernambuco no próximo domingo, 04/07, a primeira remessa das 201 caixas do tipo shelterbox, destinadas ao atendimento de situações de calamidade pública. Cada caixa contém barraca para dez pessoas, cobertores e forro para o chão, armazenamento e purificação de água, mosquiteiro, ferramentas, equipamentos e utensílios de cozinha e kit escolar para crianças. As caixas, que pesam 55 quilos cada uma, já foram usadas em terremotos, tsunamis e outras catástrofes naturais em vários países. Cem delas chegam do domingo, às 14h50, no aeroporto dos Guararapes. As outras 101 chegam na segunda-feira, no mesmo horário e local. A articulação para a chegada das barracas foi feita entre a Casa Militar e o Rotary Clube de Pernambuco, e a expectativa é que outra remessa chegue ao Estado em breve.

Ministro visita Pernambuco

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em exercício, Rômulo Paes, esteve hoje de manhã (29.06), no Palácio do Campo das Princesas, para participar de reunião com a equipe do Comitê de Gestão de Crise de Pernambuco. O ministro foi apresentado ao plano de reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas no Estado, e anunciou a liberação imediata de R$ 4,3 milhões para os municípios atingidos.

Comporta da barragem de Carpina é aberta para evitar inundação da PE-50


A Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) efetuou, às 11 horas desta terça (29.06), a abertura completa de uma das duas comportas da Barragem de Carpina, localizada na Bacia do Capibaribe. A medida teve como finalidade minimizar o efeito da invasão das águas, já que a elevação do nível da barragem vinha provocando a inundação da PE-50, no trecho que liga as cidades de Limoeiro e Feira Nova, no Agreste Setentrional.

Em conjunto com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/PE), foi determinada a interdição da rodovia até que a água volte ao nível normal. A operação de abertura das comportas é imprescindível para a manutenção de um nível seguro de acumulação das águas na Barragem, levando-se em conta que a barragem de Jucazinho, que também está localizada na Bacia do Capibaribe, está vertendo (sangrando), resultando numa elevação do nível da barragem de Carpina.

A barragem de Carpina, utilizada para contenção de cheias, encontra-se atualmente com 116,7 milhões de metros cúbicos - o que corresponde a 43% de sua capacidade total, que é de 270 milhões de metros cúbicos. O procedimento de abertura das comportas é acompanhado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), que tomará as medidas necessárias para minimizar os efeitos da elevação do nível da água do Capibaribe nos trechos após a Barragem de Carpina, garantindo a segurança das populações ribeirinhas.